.
"Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado." - Jigoro Kano

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uso da força por Kazuzo Kudo

Quando começamos a praticar o Judô, vemos muitas dificuldades quando iniciamos a executar golpes que necessitassem apenas de um jeito certo de se posicionar, e por não fazermos da forma correta como regula o Nague-No-Kata, acabamos, por preponderarmos além do extra uso da força quase que em todos os irmãos de judô com que se treina, ou seja, o uso da força impera no inicio dos primeiros treinos, mas o que fazer em relação a isso? É preciso disciplinar o corpo!
 Interessante que em correlação a isso, há alguns meses atrás conversávamos com o Sensei Clidenor, professor de Judô do Pará Clube, o mesmo falava sobre um livro, conhecido mundialmente por todos os Judocas, por trazer conteúdo proveitoso sobre os ensinamentos do judô. Além do mais, o Blog ParáClubeJudô, navegando pela internet achou um trecho do livro “Judô Em Ação” de Kazuzo Kudo, livro raro de se encontrar em tradução para o português entramos em contato com blogs da federação da Bahia e no CTJ deles há uma cópia deste livro que é uma verdadeira joia para todos os judocas no mundo que querem aprofundar-se nos conhecimentos do Judô.

Segue abaixo trecho do que Kazuzo Kudo fala sobre a força:

“Embora não seja apanágio do judô, aqui é particularmente vantajoso possuir uma boa inteligência, um grande corpo e uma grande força. Todavia, algumas pessoas contempladas com essas dádivas confiam unicamente na força e no tamanho e tentam realizar golpes acima de suas capacidades: ao derrubar o oponente, só conseguem machucá-lo ou a sí próprio. No fundo, isso mostra que elas nunca entenderam as técnicas de judô.
Por outro lado, as pessoas fracas e pequenas reconhecem que não podem se fiar exclusivamente na força bruta e procuram se esmerar na técnica. Estudam o melhor modo de aplicar os golpes e de escapar deles, através de movimentação adequada – ações de avanço-e-recuo – e após árduos anos de treino, tornam-se mestres de judô. Com isso queremos mostrar que não são todos os que se beneficiam do corpo e da força que possuem. Essas dádivas são como um tesouro com o qual a pessoa nasce. Quem não souber usá-los convenientemente, acabará gastando em violências infrutíferas.
Chamo a atenção particular do principiante para este ponto, pois ultimamente tem aparecido muitos jovens de grande força e excelente físico que almejam ser mestres de judô. Se estudarem e treinarem com afinco captando o espirito do judô, tornar-se-ão, sem sombra de dúvidas, campeões inigualáveis. ” - Sensei Kazuzo Kudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário