.
"Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado." - Jigoro Kano

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Jiu-Jitsu e Judô por Kyra Gracie, rompendo barreiras!

     Kyra Gracie, escreve em seu blog pessoal, e comenta sobre o nosso "Caminho-Suave", ela que a um certo tempo tem se dedicado a conheçer e aprender Judô, tendo se graduado já a faixa-verde no Judô. Confira na intégra:

     "(...)Gostei muito da matéria publicada na revista Tatame desse mês, sobre o judô e jiu-jítsu, e resolvi escrever a minha opinião.
Segundo a revista Tatame, o judô veio de vários estilos do jiu-jítsu japonês. No começo, Gigoro Kano dava aulas de Kano Jiu-Jítsu e depois mudou para judô. O jiu-jítsu brasileiro veio do jiu-jítsu de Kano, seu discípulo, Conde Koma, que ensinou a arte ao meu bisavô, Carlos Gracie.
      Na verdade, até pouco tempo atrás, eu tinha um pouco de preconceito com o judô, por não conhecer a fundo. Como não tem muito chão, achava chato de assistir.

      Isso mudou há um tempo, quando comecei a praticar judô.
Comecei a treinar faltando três meses para o mundial 2008. No meu primeiro treino já percebi a diferença de pegada e de gás das judocas, pq o treino é mais intenso e a maioria dos seus praticantes são competidores.
      O treino é mais intenso e um segundo pode significar um Ippon (que é quando a luta acaba). Comecei treinando no flamengo, Instituto Reação, e no Castelo Branco. No judô não é como no jiu-jítsu, que você só pode treinar em uma academia.
      Fui me testar no mundial de 2008, como todas esperavam que eu fosse fazer guarda, eu surpreendi trocando em pé. Deu certo, dei queda em 4 das 8 lutas que fiz. A partir de então, resolvi que iria acrescentar o judô na minha rotina de treinos.Foi o que fiz. Desde então comecei a treinar frequentemente. Na verdade queria ter mais tempo e ter começado antes, mas nunca é tarde. Essse ano ganhei a faixa verde e espero chegar na preta um dia.
      Nesse tempo, passei a acompanhar mais de perto as competições e treinos de judô e comecei a comparar com os de jiu-jítsu. Percebi que nós temos muito o que aprender com eles e vice-versa.
     Vi lutas de grandes atletas do judô serem perdidas no chão, por não saberem o básico do jiu-jitsu, como, por exemplo, uma saída da montada. E no JJ, grandes atletas perderem títulos importantes por não saberem o básico do judô, como andar no tatame.

     No judô, a luta dura 5 minutos e é mais em pé, podendo ser aplicadas todas as quedas, exceto segurando as pernas do oponente.

     No chão são poucos segundos, mas que se for preciso e você conseguir encaixar uma finalização ou imobilização, você ganha a luta por Ippon. As finalizações do judô são a chave de braço e o estrangulamento. E a luta tb pode ser decidida por imobilização : 100 kg, montada...
      No jiu-jítsu, a luta dura 10 minutos, em pé e no chão, sendo que nos preferimos a luta no chão. Podemos aplicar todas as quedas do judô, mais as quedas de wrestling, como single-leg, baiana e kataguruma. No chão temos uma infinidade de rapagens e finalizações. No jiu-jítsu a imobilização é feita apenas por alguns segundos para a contagem de pontos. Depois de no máximo 10 segundos, você é obrigado a tentar ir para uma posição nova. A luta é decidida por finalização.
      Jiu-jítsu aliado ao judô e vice-versa pode ser o diferencial de um atleta de alto nível.
      Queria saber o q vocês acham. Vou estar aqui comentando com vocês.
      Até a próxima. OOOSSS (...)"
*Fonte: http://graciekyra.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário