.
"Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado." - Jigoro Kano

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uso da força por Kazuzo Kudo

Quando começamos a praticar o Judô, vemos muitas dificuldades quando iniciamos a executar golpes que necessitassem apenas de um jeito certo de se posicionar, e por não fazermos da forma correta como regula o Nague-No-Kata, acabamos, por preponderarmos além do extra uso da força quase que em todos os irmãos de judô com que se treina, ou seja, o uso da força impera no inicio dos primeiros treinos, mas o que fazer em relação a isso? É preciso disciplinar o corpo!
 Interessante que em correlação a isso, há alguns meses atrás conversávamos com o Sensei Clidenor, professor de Judô do Pará Clube, o mesmo falava sobre um livro, conhecido mundialmente por todos os Judocas, por trazer conteúdo proveitoso sobre os ensinamentos do judô. Além do mais, o Blog ParáClubeJudô, navegando pela internet achou um trecho do livro “Judô Em Ação” de Kazuzo Kudo, livro raro de se encontrar em tradução para o português entramos em contato com blogs da federação da Bahia e no CTJ deles há uma cópia deste livro que é uma verdadeira joia para todos os judocas no mundo que querem aprofundar-se nos conhecimentos do Judô.

Segue abaixo trecho do que Kazuzo Kudo fala sobre a força:

“Embora não seja apanágio do judô, aqui é particularmente vantajoso possuir uma boa inteligência, um grande corpo e uma grande força. Todavia, algumas pessoas contempladas com essas dádivas confiam unicamente na força e no tamanho e tentam realizar golpes acima de suas capacidades: ao derrubar o oponente, só conseguem machucá-lo ou a sí próprio. No fundo, isso mostra que elas nunca entenderam as técnicas de judô.
Por outro lado, as pessoas fracas e pequenas reconhecem que não podem se fiar exclusivamente na força bruta e procuram se esmerar na técnica. Estudam o melhor modo de aplicar os golpes e de escapar deles, através de movimentação adequada – ações de avanço-e-recuo – e após árduos anos de treino, tornam-se mestres de judô. Com isso queremos mostrar que não são todos os que se beneficiam do corpo e da força que possuem. Essas dádivas são como um tesouro com o qual a pessoa nasce. Quem não souber usá-los convenientemente, acabará gastando em violências infrutíferas.
Chamo a atenção particular do principiante para este ponto, pois ultimamente tem aparecido muitos jovens de grande força e excelente físico que almejam ser mestres de judô. Se estudarem e treinarem com afinco captando o espirito do judô, tornar-se-ão, sem sombra de dúvidas, campeões inigualáveis. ” - Sensei Kazuzo Kudo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alimentação inadequada dos atletas mirins pode causar problemas

-Parte texto extraido adpatado:

     "(..)Ter uma alimentação balanceada é pré-requisito para uma vida saudável. Quem pratica esportes, então, precisa se preocupar ainda mais em fazer boas refeições e garantir energia suficiente para realizar os exercícios. De olho nas milhares de crianças que praticam atividade físicas desde muito pequenas, a nutricionista paulista Márcia Nacif publicou um trabalho chamando a atenção para a necessidade de um rigoroso acompanhamento nutricional desses meninos e meninas.

     No estudo intitulado Recomendações nutricionais para crianças praticantes de atividade física, ela afirma que a alimentação adequada é essencial para que a criança mantenha seu potencial de crescimento e desenvolvimento e tenha seu desempenho maximizado durante os exercícios. A criança gasta muito mais energia que um adulto e, se ela não se alimenta de forma adequada, pode sentir fraqueza quando realizar o exercício, ter problemas de crescimento e de desenvolvimento, comenta Márcia.
     Entre os itens obrigatórios na dieta nutricional dos pequenos está a ingestão de cálcio, ferro e muita água. “Quando a criança tem entre 7 e 13 anos, precisa ingerir cerca de mil miligramas diárias de cálcio. É nessa fase que acontece a fixação do cálcio pelos ossos, por isso é importante que se coma alimentos ricos nessa substância”, explica. A ingestão inadequada pode causar uma menor retenção desse nutriente e, posteriormente, levar à osteoporose.
     “Já o ferro é indispensável para a prática de atividade física, pois, além de exercer as funções de transporte de oxigênio no sangue e no músculo, faz parte de diversas enzimas relacionadas aos processos oxidativos e à proliferação celular”, ressalta. “O baixo consumo de ferro pode prejudicar a capacidade de transporte do oxigênio, diminuindo o desempenho e interferindo no treinamento.
     Outro ponto para o qual Márcia chama a atenção é a hidratação. De acordo com a nutricionista, o controle de temperatura do corpo de uma criança é mais difícil do que o de um adulto. Com isso, a temperatura aumenta mais rápido e, consequentemente, ocorre o processo de desidratação. “O maior problema é que as crianças não pensam muito em hidratação. Elas não têm aquela paciência para parar, tomar uma água”, diz. No estudo de Márcia, a indicação é ingerir líquidos a cada 15 ou 20 minutos quando a atividade física for prolongada, mesmo que a criança não tenha vontade de beber.
Ossos frágeis
      A osteoporose é a diminuição da massa óssea. A pouca ingestão de cálcio durante as primeiras décadas de vida aumenta o risco de desenvolver a doença. Quando a massa óssea começa a declinar, em média a partir dos 50 anos, podem ocorrer fraturas, em especial de punho, úmero, vértebras, costas e colo do fêmur. (...)"

Fonte:
(Super Esportes)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Jiu-Jitsu e Judô por Kyra Gracie, rompendo barreiras!

     Kyra Gracie, escreve em seu blog pessoal, e comenta sobre o nosso "Caminho-Suave", ela que a um certo tempo tem se dedicado a conheçer e aprender Judô, tendo se graduado já a faixa-verde no Judô. Confira na intégra:

     "(...)Gostei muito da matéria publicada na revista Tatame desse mês, sobre o judô e jiu-jítsu, e resolvi escrever a minha opinião.
Segundo a revista Tatame, o judô veio de vários estilos do jiu-jítsu japonês. No começo, Gigoro Kano dava aulas de Kano Jiu-Jítsu e depois mudou para judô. O jiu-jítsu brasileiro veio do jiu-jítsu de Kano, seu discípulo, Conde Koma, que ensinou a arte ao meu bisavô, Carlos Gracie.
      Na verdade, até pouco tempo atrás, eu tinha um pouco de preconceito com o judô, por não conhecer a fundo. Como não tem muito chão, achava chato de assistir.

      Isso mudou há um tempo, quando comecei a praticar judô.
Comecei a treinar faltando três meses para o mundial 2008. No meu primeiro treino já percebi a diferença de pegada e de gás das judocas, pq o treino é mais intenso e a maioria dos seus praticantes são competidores.
      O treino é mais intenso e um segundo pode significar um Ippon (que é quando a luta acaba). Comecei treinando no flamengo, Instituto Reação, e no Castelo Branco. No judô não é como no jiu-jítsu, que você só pode treinar em uma academia.
      Fui me testar no mundial de 2008, como todas esperavam que eu fosse fazer guarda, eu surpreendi trocando em pé. Deu certo, dei queda em 4 das 8 lutas que fiz. A partir de então, resolvi que iria acrescentar o judô na minha rotina de treinos.Foi o que fiz. Desde então comecei a treinar frequentemente. Na verdade queria ter mais tempo e ter começado antes, mas nunca é tarde. Essse ano ganhei a faixa verde e espero chegar na preta um dia.
      Nesse tempo, passei a acompanhar mais de perto as competições e treinos de judô e comecei a comparar com os de jiu-jítsu. Percebi que nós temos muito o que aprender com eles e vice-versa.
     Vi lutas de grandes atletas do judô serem perdidas no chão, por não saberem o básico do jiu-jitsu, como, por exemplo, uma saída da montada. E no JJ, grandes atletas perderem títulos importantes por não saberem o básico do judô, como andar no tatame.

     No judô, a luta dura 5 minutos e é mais em pé, podendo ser aplicadas todas as quedas, exceto segurando as pernas do oponente.

     No chão são poucos segundos, mas que se for preciso e você conseguir encaixar uma finalização ou imobilização, você ganha a luta por Ippon. As finalizações do judô são a chave de braço e o estrangulamento. E a luta tb pode ser decidida por imobilização : 100 kg, montada...
      No jiu-jítsu, a luta dura 10 minutos, em pé e no chão, sendo que nos preferimos a luta no chão. Podemos aplicar todas as quedas do judô, mais as quedas de wrestling, como single-leg, baiana e kataguruma. No chão temos uma infinidade de rapagens e finalizações. No jiu-jítsu a imobilização é feita apenas por alguns segundos para a contagem de pontos. Depois de no máximo 10 segundos, você é obrigado a tentar ir para uma posição nova. A luta é decidida por finalização.
      Jiu-jítsu aliado ao judô e vice-versa pode ser o diferencial de um atleta de alto nível.
      Queria saber o q vocês acham. Vou estar aqui comentando com vocês.
      Até a próxima. OOOSSS (...)"
*Fonte: http://graciekyra.blogspot.com/