.
"Quando verificares, com tristeza, que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado." - Jigoro Kano

sábado, 29 de janeiro de 2011

Hidratação - Dicas Importantes da Nutricionista da Seleção Brasileira

     É uma prática comum em esportes de categoria de peso, como o judô, a perda de peso através da desidratação. Muitos atletas se exercitam vestindo roupas de borracha ou acessórios para promover a sudorese, gerando perda de peso. Acontece que esta prática leva rapidamente a desidratação, resultando em fadiga.
      Nosso corpo é constituído de 60% de água, e esta é essencial para o bom funcionamento do organismo, preservação das funções fisiológicas, lubrificação das articulações, eliminação de toxinas, transporte de nutrientes e regulação da temperatura corporal.
      Alguns estudos mostram que a perda corporal de 1% de água já está relacionada com a redução do desempenho do atleta. Isto porque a desidratação leva o atleta à perda da concentração, distúrbios intestinais, náuseas, redução da disposição, câimbras musculares, fadiga antecipada, taquicardia, e prejuízos na regulação térmica do corpo.
Para manter uma boa hidratação, uma boa estratégia é:
1) pesar-se antes e após o treino.
2) Comece a beber em torno de 0,5 litros de fluidos em aproximadamente 2 horas antes do exercício, para assegurar que esteja adequadamente hidratado e que haja tempo para eliminar o excesso de água.   
3) Durante o treino beba 200ml de líquido a cada 15 minutos.  
4) E após o treino beba 0,5 litros de água para cada 500g perdidos. 
Dica: As bebidas geladas (entre 5 e 10o C) são as mais indicadas, pois são absorvidas mais rapidamente.

      Deve-se evitar bebidas com cafeína (guaraná natural, café, chá mate ou preto e refrigerante) e bebidas alcoólicas, já que são diuréticas e reduzem a absorção de alguns minerais como o Cálcio e o Ferro.
      Durante exercícios prolongados (duração maior que 1 hora) a adição de carboidrato pode ser eficaz para a manutenção do exercício e a demora no estado de fadiga.   Soluções contendo de 4% a 8% de carboidratos são considerados ideais. Os carboidratos podem variar entre glicose, sacarose e maltodrexina. Para este tipo de informação, consulte sempre o rótulo do produto.
      Quando bem hidratado, o atleta tenderá a urinar várias vezes ao dia e a urina terá uma coloração amarela clara.
Para maiores informações, é recomendado que se consulte um profissional especializado.

Por Roberta Lima
(Nutricionista da Seleção Brasileira de Judô)
Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Pré-Temporada 2011 - Atletas do Pará Clube participam do Treino

"Seja grato a quem participa das suas conquistas.
O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe."

     O judô é um esporte que faz o atleta ser treinado para manter a disciplina acima de qualquer emoção.
     Continuando a preparação para a temporada 2011 entre os dias 17 de janeiro a 11 de fevreiro, nossos atletas estão participarndo da pré-temporada, gerando Vantagens, oferecendo condicionamento físico muscular e cardiovascular e melhora na coordenação motora.
      A finalidade principal é de intensificar os treinamentos dos atletas, melhorando assim o nível técnico e tático de todos os participantes, uma vez que estarão participando vários professores e atletas da região. Treinando conosco desde o dia 24 de janeiro todos os dias estão os atletas da Esmac.
     Nossos atletas estão mostrando dedicação e alta motivação, aperfeiçoando suas técnicas como preparação aos desafios da temporada 2011.


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Inicio das Aulas

     O ParáClube, iniciou no dia 17 de Janeiro suas atividades esportivas e nosso Judô está com tudo, os treinos esão em fase de recuperação do tempo ocioso que os atletas passaram no mês de dezembro, foram mais de 30 dias seguidos para poder descançar.

     Juntamente a todo vapor, também deu-se iniciou a pré-temporada do Regional Paraense de Judô, que está sendo realizado dentro das dependências do Clube Social ParáClube.

     Os treinos estão aconteçendo normalmente segundas, quartas e sextas.
     
     Infanto-juvenil de 17:30 às 18:30 primeiro horário e 18:00 às 19:30 segundo horário.
     Adulto de 19:30 às 21:30 Horário único.

     Fiquem atentos! a ser ainda definido horário novo apartir do momento que for liberado treinos todos os dias da semana de segunda-feira a sexta-feira.
 
      Aviso: Aos atletas, atualizem sua matricula.